Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Daniel erm

    Como pode ser um golaço se nem ao menos temos acesso ao conteúdo discriminado de tais gastos em Cuba? O BNDES não deveria manter essa política de produção de gigantes nacionais, mas, sim, fomentar o pequeno e médio empresário que tem que se virar com a imensidão de leis, encargos trabalhistas e tributários.

    Responda
  2. Norcreed

    Pergunta a um psdbista anticuba, que pensa que comunista é canibal, qual é o IDH de Cuba, mesmo sob pesado e covarde embargo ianque.....nenhum deles acreditam que é o melhor da América Latina.Eles preferem sonhar que a ONU está "mentindo"..rsrsrs

    Responda
    1. Norcreed

      A ONU te responde:Cuba tem a melhor saúde do mundo, e a melhor educação do mundo. E segundo o "Happy Index", é o povo mais feliz do mundo.

    2. nunes

      Não sou psdbista anticuba mas vou te responder: sou a favor da democracia, o embargo é apenas uma desculpa para as mazelas da ditadura comunista. Sobre o IDH que você citou, é melhor ser livre e poder buscar novas oportunidades do que ser propriedade de ditador comunista e viver na miséria toda a vida sem perspectiva de melhora.

  3. Serjão

    Nós que comentamos alguma noticia, temos que ter em mente que, se nosso comentário for crítico e não for do agrado dos tralhas, podem ter certeza, que vai aparecer um ppeettrraallhhaa de plantão para defender, esses peetrralhas de plantão, estiveram antes das eleições participando do "camping digital" no clube Luso Brasileiro em São Jose dos Campos, patrocinado pela prefeitura ppeettiissttaa de SJC, e esse pessoal deve receber algum tipo de bolsa para ficar na internet para rebater as críticas.

    Responda
  4. Paulão

    Para uns aqui, o tal Porto em Cuba (com o fim do embargo dos E U A) virou tudo o que o pobre Brazil precisava para resolver todos seus Problemas !!! ... Uma "coisa" do tamanho do estado de Sergipe (com muito menor significância), com seu Porto, virou aqui tudo o que nosso país precisava para resolver seus problemas c/o maior Mercado Mundial, será mesmo?!?! ... Esqueçam o "custo Brasil", esqueçam a taxa Tributária altíssima, esqueçam nossos Portos sucateados - Cuba resolverá tudo !!! Rá-rá-rá!

    Responda
  5. Analista MG

    Finalizando, temos que detonar o governo - qualquer governo - quando ele mete os pés pelas mãos, mas no caso do porto de Mariel, foi boa sacada. Criticar apenas por antipatia não é certo.

    Responda
  6. well

    Gol a favor dos pe.tra.lhas e da ditadura cubana. Nosso dinheiro (via financiamento do bndes - logo, com dinheiro do tesouro nacional), enquanto os portos daqui sucateados depois de 12 anos de desgoverno dos incompetentes. Gol contra contra o Brasil e os brasileiros. Quanto aos que defendem esse absurdo, seriam membros da seita?

    Responda
  7. quim

    Não concordo de maneira alguma, duvido que os cubanos troquem produtos americanos por brasileiros, e isso vale pra tudo, de soja até manufaturados..

    Responda
  8. well

    Cadê a vantagem? Nosso portos sucateados e um porto novinho para os irmãos Castro com nosso dinheiro (financiamento via BNDES - ou seja, tesouro)? Fala sério. Mais um colunista membro da seita? Não! Foi um péssimo negócio para o Brasil e seu povo. GOL contra! Ótimo negócio para os c.o.r.r.u.P.T.o.s e para a ditadura cubana.

    Responda
  9. JNRF

    Eta loucura.

    Responda
  10. Paulão

    Que golaço é esse? ‘Cara-pálida’, o Brasil não será dono do tal Porto de Mariel. Só emprestou quase $1 Bí, a fundo perdido e contrato secreto; Na melhor de todas as hipóteses, o país não tomará o ‘calote’ que já era esperado dos cubano. Mto mais que o Brasil, quem deve se dar bem com isso é Cingapura... A empresa escolhida pelo proprietário (o governo Cubano) p/a administrar o porto é a PSA international, que entrou melhor na jogada sem Cingapura precisar emprestar nada para Cuba!

    Responda
  11. Analista MG

    Para o Brasil será ótimo. O porto fica superperto dos EUA. Para exportações de nossas empresas, será ótimo. Realmente, foi uma ótima estratégia do Brasil, vamos reconhecer.

    Responda
    1. Analista MG

      Finalizando (e não vou mais responder bobagens aqui escritas), temos que detonar o governo - qualquer governo - quando ele mete os pés pelas mãos, mas no caso do porto de Mariel, foi boa sacada. Criticar apenas por antipatia não é certo. Tenhamos integridade.

    2. Analista MG

      O ponto é exatamente o que você chama de "iguais condições". É evidente que por ter ajudado com o financiamento do porto, o Brasil terá certas prerrogativas. Ou você acha que não teria? Aliás, veja o que a Fiesp disse a respeito do assunto.

    3. Ubaldo

      Em relação aos outros países que terão a mesma alternativa qual a vantagem nossa se eles não investiram um tostão e terão iguais condições. Qual foi a vantagem de termos construído com garantias precárias e sermos iguais na competição comercial? Ah, vá!

    4. Ubaldo

      Voce se fizer uma viagem de BH até Porto Alegre opta dar uma paradinha em Pelotas de certo?!

    5. Analista MG

      Nenhuma organização tem bola de cristal, filho. E não dá para mudar a realidade: o porto foi financiado (financiamento não é doação, precisa ser devolvido), foi feito e está em ponto de bala para os produtos brasileiros (e de outros também, qual é o problema?) entrarem nos EUA e no Canadá. Se não tivesse sido feito, agora teria que ser feito. By the way, informe-se melhor. O governo FHC também financiou exportações para Cuba, em benefício do Brasil. Informe-se antes de escrever.

    6. Paulão

      Por favor, entearem-se melhor dos assunto antes de querer comentar daquilo que não sabem... Cuba ainda é e continuará sendo um país comunista. Qual empresa vai querer montar toda uma estrutura em um país assim (sujeito a Regras conforme a boa-vontade e o humor dos Governantes pouco confiáveis locais), só por uma questão de 'logística' ? ... Se for assim, México é uma opção um Milhão de vezes melhor e, sem regras ortodoxas ditadas por uma administração Governamental daquele nível - sem respeito!

    7. Ubaldo

      Pra começo de conversa não houve estrategia alguma ou sra Dilma tem bola de cristal? Segundo que o porto em questão será utilizado por todos não só por aqueles que filantropicamente ofertou para Cuba.

    8. Analista MG

      Firmas brasileiras podem se instalar nas proximidades, na região, e dali exportarem.

    9. HuqqerT

      Qual a vantagem de fazer escala a 200 km?

  12. Barbosa

    Ei qual é a sua bolivariana? Golaço ou babada na gorda?

    Responda
  13. Barbosa

    Ei qual é a sua bolivariana? Golaço ou babada na gorda?

    Responda
  14. Ubaldo

    Quais negócios o Brasil poderia fazer com Cuba? Lembremos que aquilo ainda é um país comunista. Qual empresa em sã consciência montaria ali um entreposto qualquer por uma questão de logística que seja tendo como regras ditadas por uma administração daquele nível?

    Responda
    1. Ubaldo

      Vc não leu? Usei as palavras "entreposto" e "logística" para, aí sim alguém entender, visar comércio com os EUA. Mas estaria de qualquer modo sob leis de Cuba para esta administração. Entendeu agora?

    2. Analista MG

      O porto fica perto dos EUA, entendeu?

  15. Medeiros

    Este veículo de comunicação está cada vez pior. As reportagens, muitíssimas pequenas, não explicitam nada.

    Responda
  16. Mark

    Que golaço? Só se for contra. Os exportadores brasileiros usarão o porto cubano para enviar seus produtos ao mundo? Claro que não. Continuarão usando os antigos e caríssimos portos brasileiros. Os exportadores brasileiros terão tratamento privilegiado para vender à Cuba? Claro que não. Corre-se, inclusive, o risco do governo brasileiro interferir para estimular as exportações à ilha "amiga" com preços subsidiados às custas do povo, pois precisará ajudar a fortalecer a débil economia cubana.

    Responda
  17. Araripense

    O Brasil poder, por fim, obter alguns dividendos comerciais com o porto, mostrando-se um financiamento acertado. Não há razão para criticas, uma vez que a imensa maioria dos recursos emprestados são para empresas presentes em território brasileiro. Buscar alternativas de comércio para a economia brasileira deve estar acima de preferencias ideologicas, sejam de direita ou de esquerda, afinal de contas, os próprios EUA o fazem sem a menor sem-cerimônia. Acerto do governo brasileiro.

    Responda
  18. Paulão

    Matérinha mais 'chapa-branca' essa, heinnn?!!! . Vantagem para o Brasil, seria se o Porto construído lá em Cuba fosse exclusivamente brasileiro - e não houvesse o tal embargo válido até 2017. Pelamôrrr, qto 'despreparo' da articulista... Quase $1 Bí, e o Brazil ganhará 'pagar menos' umas míxariazinhas para operar no local, vantagem nenhuma, para quem está só há 200Kms de Miami. Hilária a análise - mto juvenil !!!

    Responda
    1. Marisa Coan

      Vc quer dizer, despreparada.

  19. ZAC

    Golaço???? Preferia um porto aqui, ou modernizar os nossos.

    Responda
  20. Spina

    As doações enviadas à Cuba passaram dos US$ 1.2 bilhão, dinheiro público, e nós não fomos consultados. Uma safadeza total. Também enviaram doações para Angola, Moçambique, Venezuela,Bolivia, entre outros.

    Responda
  21. Paulão

    A articulista 'enguinorânte' escreve como se o Porto citado fosse 'brasileiro', e não ' cubano '!... O Brasil (o país) não ganhará lhúfas com a parada - ou nada a mais que tivesse retorno como se o investimento realizado não fosse aqui em um Porto nosso brasileiro... Quem ganhará com o fim do embargo, será quem 'avalizou' esta negociata com o Governo dos Castro, ou seja, a cúpula do Partidinho do Planalto: só eles vão ganhar nisso, e fazer crescer ainda mais suas contas lá na Suíça.

    Responda
  22. jwesleysoares

    Se o governo Dil/ma tivesse essa informação de que Cuba retornaria ao capitalismo, seria sim um boa jogada. Mas acredito que a intenção foi somente ajudar os dita/dores de lá. Mas acho que, no final das contas, tiraremos proveito. É o famoso "atirou no que viu e m/atou o que não viu"

    Responda
  23. svarat

    Vamos esperar para ver em que vai dar isso realmente. Se não houver uma verdadeira abertura econômica e política não haverá muito que exportar pelo porto de Mariel.

    Responda
  24. nunes

    Mais parece uma coluna infantil, texto de criancinha de jardim de infância.

    Responda
  25. CALÃ

    Quem marcou um golaço foi o governo Obama. Sem dúvida o grande beneficiário e quem mais vai utilizar o tal porto é os EEUU. Ainda mais com o aprofundamento do Canal do Panamá previsto para os próximos anos. A administração do porto, que seria interessante para o Brasil, Cuba contratou com empresa de Singapura.

    Responda
  26. Luis Mezetti

    Se analisarmos a entrevista da Dona Dilma ontem no Jornal Nacional, ela foi pega de surpresa. Alguma coisa saiu errado no reino dos Tarquinios, os parabéns foram para o Papa.

    Responda
  27. Flavia T

    Sra Patrícia, com todo respeito, só pra avisar que o Porto de Mariel será administrado por empresas estrangeiras.

    Responda
  28. dandiwalker

    Primeiro cuba tem uma população de 11 milhões igual a da cidade de são Paulo e pib irrelevante menor que o do equador, alem de ser uma ditadura, por que investir dinheiro do contribuinte em um pais desses. se fosse um bom negocio ele não teria sido feito de forma escondida e para acabar quem vai administrar o porto é uma empresa de singapura. Pra frente Brasil porque quando olho para tras fico com vergonha

    Responda
  29. André Carmo

    Contrato secreto com um governo totalitário! Golaço? Essa repórter deve estar de brincadeira! Gostaria de saber quais são as vantagens. Lamentável a reportagem.

    Responda
  30. Marcant

    Agora é oficial: Os Piratas do Caribe existem de verdade ! São de carne e osso ! Adivinhem quem é quem !

    Responda
  31. Marcant

    Vamos fazer assim: se não der certo esse porto, você, amiga Patrícia, vai trampar lá de Estivadora, OK ? Se der certo, eu vou morrer de rir, pois não há como abrir na América do Sul, mais lojinhas de R$ 1,99. E os produtos finíssimos da China, ficarão para os cubanos e para os piratas do Caribe. Nossa, isso de piratas vai dar muita piada, tenho certeza.

    Responda
  32. Edival Medeiros

    Nossa! Nossa! Isso é que é tino comercial. E muitos pensando que era um meio da companheirada receber mais uma propina da Odebrechet! Puxa vida, como tem gente maldosa nesse mundo...

    Responda
  33. Ranoilson

    A jornalista teve uma grande visão. Parabéns também ao papa argentino que costurou esse reatamento .Muitos que estão criticando tem visão de 100 metros rasos. Estamos no meio de uma maratona. Cuba pelo menos tem uma medicina social avançada a educação está acessível a toda a populaçãobé estendido a toda a população. O investimento foi correto . Se Cuba está longe de ser uma democracia o que dizer de países do Oriente Médio, verdadeiras ditaduras , também. Achei ótima a notícia. Parabéns moça.

    Responda
    1. dandiwalker

      Obviamente vc nunca foi viajar para Cuba , investir o dinheiro dos brasileiros em paises ditatoriais a fundo perdido, como Cuba e as ditaduras sanguinarias africanas como os pe -tralhas estão fazendo é colocar a ideologia na frente dos interesses do Brasil. Sugiro vc ir para cuba um dia , povo miseravel, medicina do seculo passado

  34. Ronaldo - comentando

    A articulista não prova nada com esse raciocínio fora de lógica, a não ser sua adesão político-ideológica. Que papo furado apenas repetir a "brilhante" conclusão da Presidente que sabe de nada da Petrobrás que está derretendo mais de 500 bilhões de valor do seu patrimônio! Um escárnio com a sociedade brasileira.

    Responda
  35. Mestre d'armas

    Se houver algum gol foi contra. Nunca foi pensado em vantagens para o Brasil qualquer coisa e mera coincidência com os fatos presentes. Essa gente não quer o bem do Brasil existe um ódio político inimaginável oculto neles.

    Responda
  36. Borges

    ahahaha...é hilário ler os comentários de alguns missivistas! Se pensam bem informados e ilustrados, mas não conseguiram enxergar a obviedade e agora insistem em não vê-la!!! A sorte deles é que as oportunidades não são iguais para todos brasileiros, pois se fossem não conseguiriam emprego em lugar algum. Este é o verdadeiro custo Brasil.

    Responda
  37. dandiwalker

    Primeiro ponto Cuba não é um pais democratico, vive em uma ditadura ha mais de 40 anos , tem uma população miseravel , não produz praticamente nada.Por que apoiar uma ditadura com o dinheiro do bnds 800 milhoes de dolares, a fundo perdido O texto fala em aumento da relaçao comercial, mas quem quer relação comercial com um pais desses. independente do partido sou a favor do Brasil e é lamentavel como o governo coloca a ideologia a frente dos ineresses do Brasil

    Responda
  38. nelsonfjobim

    Certo, mas assim que cair o embargo o dólar e os americanos voltarão a tomar conta da ilha.

    Responda
  39. SergioVinhedo

    Poucas vezes vi uma conclusão tão precipitada e parcial. Que pressa em defender os PT. Talvez esse artigo deva ser lido daqui 10 anos e ai veremos qual a vantagem que o Brasil teve em financiar esse porto. Por ora, vamos nos divertir com os comentários de jornalistas que nunca produziram sequer 1 parafuso na economia real.

    Responda
  40. AndréSP

    Essa jornalista provou que não conhece nem de economia nem de futebol...

    Responda
  41. MAN

    agora entendí vamos comprar charutos cancerigenos e o embarque será imediato para a cracolandia em SP. assim chega mais rapido, "brilhante" reportagem merece premio internacional pelo "furo".

    Responda
  42. hmarconjr

    Materia falha,tendenciosa,emite uma manchete dessa na capa,não há fundamentação,qual a vantagem para o Brasil,sem ironias gostaria de saber?,eles investiram em Cuba pelo perfil ideológico! Vergonha!

    Responda
  43. ZEUS

    Quando esses investimentos vão trazer retorno para o Brasil?

    Responda
  44. M Mig

    Divertida é a falta de argumento dos petebas, nem esses alucinados conseguiram explicar essa bizarrice

    Responda
  45. M Mig

    Acho que entendi. O Brasil vai te privilégios para importar bananas e charutos. Essa bobagem tem mais uma falha grave, o embargo de Cuba é basicamente com os EUA, com o Brasil (e com outros países) Cuba tem relações comerciais a uma década.

    Responda
  46. Ioculatio Lex

    Que vantagem do Brasil nessa história? Gostaria que a Sra.(rta.) repórter elencasse todas e fosse mais clara em sua afirmação. Com o Porto iremos alavancar nossas exportações? Vamos dar um salto em nossa produção industrial? Vamos exportar mais item manufaturados? Vamos aumentar a nossa competitividade no mercado?Ah, então tá! Feliz Natal. Papai Noel existe...

    Responda
  47. Boca II

    às custa da menina que toma banho em bueiro ...e nóis nem vai aproveitar...vai ser usado por chinês e os yanques.....Hiiiii hi hi....a não ser o fumo...mas n tem lugar pra pitá.....Hiiii hi hi

    Responda
  48. mary nunes

    Ri di cula nesse pequeno texto e seus impostos tao lá tambem?

    Responda
  49. lsbrandao

    Dá para levar a sério alguém que escreve um livro cujo título é " Índia da miséria à potência " ? Potência de que ? Só se for de estupro coletivo.

    Responda
  50. celiavasconcelos

    Tô adorando a chiadeira. Vão vendo aí, passou por cima do não vai ter c.o.p.a, a/tro/pe/lou Ecim duas vezes em M.i/n.a.s , a popularidade tá aumentando. É isso, que faz espumar de rai-va certos postadores.

    Responda
    1. AndréSP

      Nem percam tempo em criticá-la, a bucéfala não pode entender nada, porque se Dilmá tem dois neurônios, seus seguidores só tem um !!!

    2. M Mig

      Célia que chiadeira? As pessoas que tem mais de dois neurônios estão estarrecidas com uma mentira tão grande. Você deveria adorar explicar como o Brasil leva alguma vantagem nesse peculato?

    3. Boca II

      Aproveita ...é tudo seu....Hiiii hi hi