Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ivan Soares

    Aí aparece a dondoca com discurso de igualdade e direitos femininos, chega em casa não assina nem a carteira da empregada...

    Responda
  2. R Villas

    Vejam só.... o P T só sabe fazer isso. Criar conflito social e rebaixar o país em todos os aspectos.

    Responda
  3. Cammus78

    Não adianta comparar Brasil com EUA e Europa, a cultura (e economia) é outra. Quando morava com meus pais sempre tivemos empregadas full time (eram duas!), trabalharam cerca de 20 anos conosco e quando chegou o momento, cada uma seguiu seu rumo. Nossas famílias de classe média não têm como pagar FGTS, horas extras e tantos outros direitos às domésticas. Resultado: daqui a pouco não haverá postos de emprego para essa classe de empregados e os acordos serão feitos na informalidade, se muito.

    Responda
  4. Eduardo

    Em 02 de abril de 2014 essa Folha faz a mesma matéria e relata que a regulamentação é obrigação do Congresso Nacional. Agora a matéria fala no Ministério do Trabalho. Trata-se de regulamentar norma constitucional, e isso se faz mediante lei e não por portarias ou instruções do Executivo. A matéria está errada, a Folha se confunde na elaboração do texto, portanto, vale mais uma errata. Por sua vez, as empregadas na onda dos panelaços bem que poderiam tomar as varandas para um protestinho.

    Responda
  5. RGP

    É simples, as pessoas que trabalhavam como domésticas, agora terão que trabalhar em serviços de faxinas em alguma empresa, porque ficou impraticável ter uma pessoa trabalhando dentro de casa. Isso até o governo inventar alguma lei para funcionários de limpeza, aí acabam com essa categoria também.

    Responda
  6. P H

    Pra quem está se perguntando o que quer dizer "PEC", e já que o texto deveria explicar mas não o faz, é a Proposta de Emenda Constitucional nº 66, que equipara os direitos trabalhistas dos empregados domésticos aos dos trabalhadores formais.

    Responda
  7. Toucan Hunter

    Tukkanada , aprenda uma coisa : aqui na Irlanda , e na Europa em geral, nos classe-media, limpamos nossos proprios banheiros e fazemos comida, antes de ir trabalhar, alem de organizarmos nosso escritorio no fim do expediente. Essa coisa de ter empregada, so para muito ricos mesmo. (Aqui, se eu quiser pagar uma "cleaner", vai me custar 20 euros por hora).

    Responda
    1. RGP

      Vocês limpam seu banheiro e fazem sua comida, porém aí tudo é mais perto, há transporte público eficiente, você não demora 1 hora para percorrer 15km de carro, a mentalidade do povo é completamente diferente, os metrôs deixam você praticamente ao lado do trabalho, ou seja, você tem tempo para fazer sua comida e limpar sua casa, não tem que acordar as 5 da manhã para chegar as 8 no trabalho. Entendeu a pequena diferença?

  8. Toucan Hunter

    Tukkanada , aprenda uma coisa : aqui na Irlanda , e na Europa em geral, nos classe-media, limpamos nossos proprios banheiros e fazemos comida, antes de ir trabalhar, alem de organizarmos nosso escritorio no fim do expediente. Essa coisa de ter empregada, so para muito ricos mesmo. (Aqui, se eu quiser pagar uma um "cleaner", vai me custar 20 euros por hora).

    Responda
  9. Beto coroa

    Trabalhadores domésticos...uma classe em extinção.....a de casa já foi embora a 3 anos.....não que ela fosse má pessoa......mas pode ser influenciada por outras a reinvindicar direitos absurdos...pra evitar contenda resolvemos dispensa-la amgavelmente......e assim o governo aumenta pessoas que dependem do bolsa familia...pra esse governo quem ganha 1,200 reais já é classe média....as vezes tenho pena do povo brasileiro...outras tenho raiva...como pode

    Responda
    1. DDSZ

      Sr. Beto coroa, o que significa "direitos absurdos"? Ora, se são direitos não são absurdos. E é bom lembrar que um dia no século 19 reivindicar a redução de jornada de trabalho para 10 horas foi considerado algo tão absurdo que provocou um massacre de mulheres. O mundo mudou, e atualmente é nesse data que é comemorado o dia internacional da mulher. Ainda há muito o que mudar na valorização do trabalho, mas o importante é que pra frente é que se anda.

    2. Monteiro

      Amigo, nada disso tem problema para os domésticos. Se for despedida ela terá direito até a fazer opção e escolher entre bolsa família ou ser mantida pelo sindicato da classe. Por sinal que os sindicatos fazem tudo para as pessoas perderem seus empregos querendo mandar nos empregadores mas não sustenta nenhum que seja demitido. Então fica tudo resolvido. E hoje em dia tem máquina para tudo.

  10. Ramon Ortiz

    Se os patrões que conhecem muito bem as leis trabalhistas, quando estas defendem seus direitos, os aplicassem às pessoas que são contratadas deles (Empregadas domésticas, jardineiros, motoristas, etc...), seguramente não haveria tantos processos trabalhistas, e mesmo, os que viessem a ser instaurados, seriam resolvidos de maneira simples, pois onde impera o bom senso, as diferenças são resolvidas sem maiores sobressaltos.

    Responda
  11. Marcopini

    Tem que ser muito louco ou inconsequente para se manter empregada doméstica hoje em dia. Casa não é empresa, apesar do governo acreditar que sim, e a avalanche de processos vai quebrar muita família por aí. Dormir no serviço então é loucura total, tem gente que vai perder a própria casa em indenizações trabalhistas (jabuticaba banânica).

    Responda
    1. Ed

      O que passa na cabeça dessa gente que defende com tanta veemência o seu conforto, os seus direitos, mas que, ao mesmo tempo, negam os direitos mais básicos aos seus semelhantes? Será que eles reconhecem os trabalhadores domésticos como serem humanos, como gente? Será ainda que essas pessoas que exploravam, tão descaradamente, mães e pais de famílias, são as mesmas que sonegam impostos, corrompem e são corrompidas e depois fazem "panelaços" como protesto contra a corrupção?

  12. GT

    Isso que dá ter patroa petrallha.

    Responda
  13. Nakfer

    Essa patroa deve ser um dos apadrinhados ..dos cumpanheiros..porque os empresários e a burguesia vai acabar! Não tem mais dinheiro! A petra-lha-da acabou com tudo!

    Responda
  14. RA48

    Para a pete//bada a patroa é da oposição, que não gosta dos pobres e faz o que quer.

    Responda
    1. RA48

      É bom lembrar que a natureza do ser humano é a mesma, independente de apoiar o governo ou estar na oposição. É egoísta, uns mais outros menos, mas todos são...é bom lembrar disso.

  15. DDSZ

    Acredito que é grande a possibilidade de pessoas que agem como a ex-patroa dessa senhora estarem na manifestação pedindo o impeachment da Dilma. Infelizmente ainda há muitos que não se conformam com a diminuição da desigualdade. Espantam-se, como a dizer: como pode? Agora até empregadas domésticas têm direitos e os fazem valer na justiça!

    Responda
    1. é de pasmar

      O TRQ critica o DDSZ porque este não se identificou, mas o tal também não se identifica. É ou não é de pasmar! isso é que é incoerência!

    2. TRQ

      Prezado(a), mesmo que não tenha se identificado e, por isso, não seja digno(a) de quaisquer méritos, vou tentar explicar à você. O manifesto popular não é de rico contra pobres, tampouco para um terceiro turno, como alguns míopes tentam apregoar. O manifesto popular é contra a corrupção, ingerência, formação de quadrilha e incapacidade da senhora presidente e do partido que ela integra. Verifique suas convicções e oriente-se, isso poderá evitar que escreva bobagens.

    3. rogerio

      de péssimo gosto seu comentário,

    4. Ramon Ortiz

      Teu comentário me remeteu ao filme "Histórias Cruzadas", onde uma patroa se achava o máximo por ter construído um banheiro para a empregada, para ela não usar o banheiro dos patrões. E olha que este filme (Baseado em histórias reais), tem como cenário, os anos de segregação racial pesada nos Estados Unidos. Pelo visto, mesmo depois de 50 anos do ocorrido em Selma (USA), algumas pessoas insistem em não evoluir e se manter naquele passado.

    5. Leitor

      Cínico.

    6. pilo

      kkkk...é o desespero batendo à porta.kkkkkkkkkk..panelaço já.

  16. CORINTIANO

    Foi só uma desse governo q quis fazer media com o chapéu alheio para q fechassem os olhos para suas maracutaias. Vocês vao ver como vai ficar o nível de desemprego nessa classe. Esperem!

    Responda
  17. Ivan Monte

    Depois de 24 anos sem receber seus direitos, ela recebeu seis salários? tinha razão a patroa: NÃO TEM DIREITO A NADA...

    Responda